Sabores do Vale Europeu: Blumenau e Pomerode

Como eu sempre digo, uma das melhores sensações ao viajar, é experimentar novos sabores. Na região do Vale Europeu, por mais que a cultura alemã seja a mais visível, a colonização italiana também pode ser percebida na culinária. Ou seja, não faltaram pratos diferentes para curiosos por pratos típicos.

Entre os pratos que recomendamos conhecer estão: Marreco Recheado, Chucrute (repolho), Eisbein (joelho de porco), kassler (costeleta de porco defumada), Salsichas alemãs, marreco, spätzle (macarrão alemão),  linguiça Blumenau  strudel, cuca e o recente spaghetti ao formaggio. Em Santa Catarina, a linguiça Blumenau, tem sido utilizada em vários pratos, podendo ser saboreada pura, frita, com massas, risoto e misturada em carne de hambúrguer, por exemplo.

SEXTA-FEIRA

Experimentamos um prato que eu já havia visto muito na internet, o spaghetti ao formaggio, flambado com conhaque dentro de um queijo grana padano, acompanhado de filé mignon. Na peça de queijo utilizada, foram necessário 6.400 litros de leite, envelhecido por 12 meses, que é incorporado na massa. O Chef Richard Ricelle fez praticamente um show durante o preparo, no Hotel Plaza. O restaurante é aberto ao público, é interessante ligar antes para se programar.

Hotel Plaza
Endereço: Rua 7 de Setembro, 818, Centro, Blumenau/SC.
Telefone: (47) 3231 – 7000

SÁBADO

Almoçamos no restaurante Thapyoka, com uma bela vista sobre o deck para o Rio Itajaí, curtimos uma música ao vivo saboreando a feijoada de sábado. Há um grande buffet e as carnes da feijoada são separadas em panelas diferentes, o que chamou atenção de alguns blogueiros de outros estados, que não conheciam esse jeito catarinense de servir feijoada. Um bom lugar para um calmo almoço de sábado, para ficar algumas horas com a família ou amigos.

Thapyoca Restaurante e Choperia
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 160, Centro, Bluemanu/SC
Telefone: (47) 3340-2032
Aberto das 11h às 23:45h.

Finalizamos o dia no Parque Vila Germânica, que além de receber a Oktoberfest em Outubro, recebe visitantes durante todo o ano. Nesse local, você poderá comprar roupas típicas alemãs, souvenires e canecas de chope. Há restaurantes, cafés e bares que abrem diariamente, podendo almoçar ou jantar no local.

Fomos convidados por Felipe Rodrigues, Gerente de Comunicação da Vila Germânica para participar do Festival Sabores de Santa Catarina, um festival gastronômico com pratos típicos do estado, com pratos como costela assada ao fogo de chão, churrasco igual ao feito em festas de igreja, bolinhos de bacalhau, tilápia, camarão, pinhão tropeiro, entrevero, coxa de marreco, ragu de marreco, rouload de frango, eisben à pururuca (joelho de porco), salsicha alemã, spätzle com vários molhos (macarrão alemão) e os doces como brownies, cucas e strudel.

Como eu amo pratos típicos, comi spätzle com linguiça Blumenau, coxa de marreco, salsicha alemã e strudel. E ainda levei linguiça Blumenau e queijo de Pomerode para casa, pois quando começo a comer não sei a hora de parar.

Parque Vila Germânica
Endereço: Rua Alberto Stein, 199, Centro, Blumenau
Telefone (47) 3381-7700
E-mail: marketing.turismo@blumenau.sc.gov.br
De segunda a sexta das 10h às 20h, e sábado, domingo e feriados das 10h às 18h as lojas, e os restaurantes todos os dias as 11h às 23h.

DOMINGO

Hotel Himmelblau: finalizamos nosso roteiro com um delicioso risoto com linguiça Blumenau, enquanto conversávamos com Mac Marquetti. Como eu já disse anteriormente, a linguiça Blumenau tem sido utilizada em vários pratos aqui no estado e o risoto ficou tão bom, que os blogueiros do blog Tá indo pra onde e Destinos por onde andei, experimentaram, voltaram para os seus estados e repetiram a receita!

Hotel Himmelblau Palace
Endereço: Rua Sete de Setembro, 1415, Centro, Blumenau
Telefone: (47) 3036-5800
E-mail: reservas@himmelblau.com.br

Agora termino esse post degustando queijo Leipzig e linguiça Olho de Pomerode, que eu comprei na Vila Germânica.


2 respostas para “Sabores do Vale Europeu: Blumenau e Pomerode”

  1. Isabela Belli disse:

    Como não sentir fome lendo esse post? hahaha
    Tem que programar mais visitas, porque tem várias coisas gostosas para comer ainda 😀

    bjs

    • Sabrina da Rosa disse:

      Né? hahahah, muita comida boa para tão pouco tempo!

      Ainda preciso conhecer o pastel da Hilda, ir no alemão batata, comer a coxinha que você falou ser a melhor, experimentar o café de pomerode torten paradies, haja barriga para caber tudo isso!

Deixe seu Comentário