Página:

Perguntas Frequentes

Como você pode se dar ao luxo de viajar sempre?

Tenho um trabalho como todos, sou arquiteta e urbanista, porém mantenho minhas despesas baixas e tento viajar o quanto eu posso, sempre com orçamento controlado. Não há ajuda dos meus pais, patrocínio ou outra coisa que facilite, apenas vontade. Mas bem que eu gostaria de uns patrocínios, gostaria muito mesmo!

Quanto custa uma viagem?

Depende muito do lugar que se vai, e que tipo de viagem vai se fazer. Você pode ficar um hotel ou hostel, almoçar em restaurante renomado ou fazer sua própria comida, o orçamento depende muito de você. Eu particularmente prefiro conhecer os lugares, fazer os passeios do que ficar num super hotel, fica a critério. Em algumas viagens coloco os custos para animar vocês, para verem que não é caro como falam.

Você viaja com quem?

É uma mistura! Às vezes eu viajo com a minha família, às vezes com meus amigos, um namorado e tenho tentado viajar sozinha- algo que estou tentando aprender.

Como faço com vôos e transporte?

Os mais usados são o Kayak ou Skysacanner para procurar vôos. Para destinos remotos uso o Google Flights para verificar o que as transportadoras de baixo custo fazem o percurso, como eles não tem condições de aparecer nos motores de busca.  A lógica de venda de bilhetes aéreos é muito específica e, em um mesmo voo e classe, os preços podem variar bastante. Grupo de assento, horário e data da venda também influenciam nos valores. Os serviços, porém, são os mesmos pra todo mundo: passageiros que pagaram R$ 59 ou R$ 300 estarão sentados lado a lado.

Por isso, conseguir bilhetes mais baratos exige muita pesquisa. Quem tiver as datas mais flexíveis e mais disposição para fazer contas e comparações levará a melhor. Estou começando a tentar acumular milhas há pouco tempo, logo passarei para vocês as vantagens.

Em alguns mochilões usei bastante ônibus, desses intermunicipais, deixo para ir à rodoviária e procurar o melhor preço, na internet não encontramos todas as operadoras que fazem o percurso para cidades pequenas.  Em trechos dentro da cidade, procuro usar o Uber!

Mas prefiro mesmo é viajar de carro, com liberdade de ficar nos lugares que mais gosto, sem depender de horários.

Como escolher a acomodação?

Às vezes reservo com alguns meses de antecedência, às vezes simplesmente apareço. Procuro no Hostelword e Booking,  verifico por avaliações até encontrar um bom para mim. Tenho experimentado também o Airbnb para escolher apartamento quando estou com mais pessoas.

O que eu principalmente levo em consideração:

  • Localização: Bairro seguro? Perto dos pontos de interesse? Transporte público…
  • Avaliação dos Hóspedes: assim podemos saber se é limpo, agradável, digno.
  • Preço: encaixa no meu orçamento.

Escolho uns 5 hotéis que parecem melhores, e confiro no site TripAdvisor, pois há fotos de hóspedes que já estiveram lá, que mostra muito mais a realidade do que fotos bem tratadas que os hotéis colocam.

Antes de fechar a reservam não custa abrir uma nova janela no navegador e pesquisar quanto o hotel está cobrando a diária no seu próprio site, as vezes pode estar melhor do que nos sites de busca.

Como planejar uma viagem?

Você pode pegar algumas dicas aqui do blog! Eu geralmente passo horas pesquisando em blogs e sites de viagem o que eu gostaria de conhecer.  Gosto de fazer mapas pelo My Maps do Google, facilita minha organização.  O importante da pesquisa é que assim você pode conhecer tudo que tem no local, sem voltar para casa e descobrir que havia algo incrível onde estava só que não soube antes. Além de economizar muito, é claro.

Há uma grande de diferença de planejamento quanto se viaja com várias pessoas, o planejamento tem que ser mais fixo, hospedagens reservadas. Já quando se viaja sozinho ou com mais uma pessoa, tem a liberdade de mudar de planos a qualquer momento, conseguir hospedagem de só um quarto, entrar num passeio de um grupo.