Chapada dos Veadeiros: Cachoeira Complexo do Prata

Um paraíso quase intocado, no coração da Chapada dos Veadeiros, com sete cachoeiras nos 6,4 quilômetros, com pouca declividade. Como fica localizado afastado do circuito mais frequentado da Chapada, o Complexo do Prata proporciona uma imersão na parte selvagem do Cerrado. Observando o mas abaixo, poderá ver a linha preta que o limite entre os estados Goiás e Tocantins, em que a trilha está bem rente. No mapa você pode ver também a localização dos dois campings, um no estacionamento na entrada e outro junto a Portaria Cachoeira Rei do Prata.

A dica é ir direto na última e mais bela cachoeira, percorrer os 6,4km até a Cachoeira Rei do Prata, com cor verde esmeralda e um poço enorme para banho, formando uma piscina natural. Passar a manhã por lá, na cachoeira que está dentro de um cânion, com uma queda d’água de aproximadamente 7 metros, conforme a foto do post. As outras cachoeiras do complexo são lindas também, cada uma com sua peculiaridade, então para conhecer as outras deverá ficar uma hora nesta e seguir em frente.

A água cristalina desta cachoeira é uma das mais bonitas da chapada! Perfeito para passar no mínimo uma hora para tomar banho.

Depois caminhamos para o Mirante do Urubu, onde podemos observar a Cachoeira Urubu Rei, carinhosamente apelidada de Cachoeira Rainha do Prata- esta com queda d’água de 20 metros.

A imensidão da Chapada pode ser vista neste Mirante também, podendo admirar a vista panorâmica, podendo observar as montanhas, cânions e vales.

Saindo do mirante, mais 4 km de trilha até a Cachoeira Prata 5, com piscinas naturais ideias para tomar banho. Nela há em umas das quedas borda infinita.

Em seguida, após 2km, chegamos nas Cachoeiras Prata 2, 3 e 4, que estão uma ao lado da outra. A Cachoeira Prata 2, também conhecida por 3 Marias, é a mais procurada dentre as três. Para acessar a 3 e 4 é necessário pular, mas como queríamos terminar a trilha até as 17:30h para não voltarmos no escuro a estrada de chão até Cavalcante, decidimos apenas observar por cima.

Após curtir as cachoeiras, em 500 metros de caminhada chegará no Vale de Marte, em que as formações rochosas assim como no Vale da Lua, foram sendo esculpidas pela água, formando banheiras naturais, só que estas formações em tom avermelhado.

Para finalizar o passeio, 500 metros à frente, chega-se à Cachoeira Prata 1, apelidada como Pratinha, ótima para dar a última relaxada, já que está próxima ao estacionamento. Dentro de um cânion, com queda d’água de 6 metros de altura.

O caminho é muito bonito, e sem muitas elevações, um passeio incrível, que você deveria considerar no seu roteiro na Chapada.

Como a trilha margeia o Rio da Prata, em vários momentos passará pela água cristalina, com alguns poços e piscinas naturais tentadoras.

No fim da trilha está o jardim de pedras, formações rochosas em formatos que parecem ser de outro planeta.

OBRIGATÓRIA A CONTRATAÇÃO DE GUIA

É obrigatória a contratação de um guia para os passeios, pode ser feito no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Cavalcante, ou no CAT na comunidade Kalunga. Para preservar os atrativos naturais, os moradores e guias organizaram passeios para as cachoeiras, em que tem sido obrigatório o acompanhamento de um condutor. Contratando um guia kalunga, você incentiva o turismo regional de forma sustentável. Eles tem treinamento para salvar afogar e picada por algum bicho. Dizem que em épocas de feriados, em que há mais movimento, há grandes filas de espera, então o ideal é já combinar com guia antecipadamente, nós fizemos os passeios em Cavalcante com Gui Aroiera (62) 99901-2673 e nossos amigos com Moisés (62) 99699-1535.

COMO CHEGAR?

Saindo de Cavalcante (322 km de Brasília), serão 63 km pela estrada de terra Cavalcante-Minaçu, a estrada estava boa em Julho/2018, sendo percorrida tranquilamente por um carro comum, mas  é necessário acompanhamento de guia, por ser em Cavalcante. Detalhes de como chegar de avião, carro e ônibus no Post-Índice

DICAS: 

1.Escolhemos conhecer o Complexo do Prata durante o final de semana, quando as atrações turísticas mais conhecidas estariam mais cheias e estar mais afastada do trecho principal.

2. Chegar cedo no Complexo do Prata, já que é bastante extenso, para conseguir terminar o passeio até as 16h, para não pegar a estrada de terra por tanto tempo a noite.

ONDE FICAR?

Você poderá acampar no Complexo, há um camping junto ao estacionamento e outro camping há 4km da entrada, no caminho para a Cachoeira do Rei do Prata (conforme mapa no começo do post).

Quando fui me hospedei em Cavalcante , na Pousada Manacá, com café da manhã delicioso, e quarto aconchegante, uma ótima opção. Há também a opção Vale das Araras, a 3km da vila.

Tracklog 

Mapa criado no meu percurso na trilha em julho/2018, Complexo do Prata gravei no aplicativo Wikiloc, que você poderá carregar offline.

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros. Veja o Post-Índice!

Complexo do Prata
Endereço: Fazenda Ouro Fino, o acesso é feito pela estrada Cavalcante-Minaçu. Há pouquíssima sinalização.
Estrutura: Estacionamento, camping e estão construindo um restaurante.
Trilha: 14 km ida/volta, dificuldade média em terreno plano.
Valor: 20 reais por pessoa a entrada + Guia cobra 150 reais para grupos de até seis pessoas (obrigatória contratação de guia).


O que levar:

•     Mínimo de 500 ml de água por pessoa.
•     Repelente de insetos
•     Ideal fazer com tênis, há pedras soltas no caminho.
•     Lanche
•     Roupa de Banho
•     Protetor solar
•     Celular / Câmera Fotográfica
•     Saco para lixo
•     Mochila para trilha


Reservando por meio dos links deste post, o blog Rota Terrestre recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. ♥  Uma maneira singela a ajudar o blog a viajar mais e trazer mais informações para você.

Você já segue o Rota Terrestre no Instagram, a fanpage no Facebook e o canal no Youtube?

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar


2 respostas para “Chapada dos Veadeiros: Cachoeira Complexo do Prata”

  1. Eliana Maria Lorenzetti Pereira disse:

    Olá, td bem? Excelente matéria! aqui é a Eliana Gostaria dos contatos dos campings citados para informações e reservas
    19 99222 3209
    Grata

  2. Marcia Purnima disse:

    Para não causar um impacto ecológico negativo para fauna e flora da região, utilize apenas produtos ecológicos e ZERO IMPACTO, como repelentes, protetores solares e de higiene pessoal, que podem ser adquiridos na Chapada dos Veadeiros.

Deixe seu Comentário