Sabores Noronhenses

O que comer em Noronha? Em viagens, algo delicioso é provar os sabores do lugar.Foi uma boa oportunidade para provar alguns pratos nordestinos. Surpreendemo-nos com a comida de Noronha, deliciosa, além do bom atendimento e ambientes agradáveis.  A rotina era aproveitar a praia durante o dia e procurar uma boa janta todos os dias.

Há vários tipos de restaurantes em Noronha, só vai depender do seu orçamento, de R$25 a R$200, por refeição. Mas considerando que muitos produtos precisam vir do continente, os preços foram bem razoáveis, comparando com o valor de Balneário Camboriú/SC, que é muitas vezes mais caro.

Mas vale a pena, ainda mais a gastronomia fresca e saborosa que encontramos. Foram poucos dias, para tantos restaurantes. Os chefs unem os peixes frescos pescados na ilha com os legumes e verduras plantados próximos. Nos restaurantes há opções para todos os gostos, mas os ingredientes que mais procuramos, foram os que vêm do mar: Polvo, peixes, macaxeira, frutas tropicais e até tubarões. Como fomos na época de festas juninas, ainda tivemos a sorte de experimentar os pratos típicos nordestinos.

RESTAURANTE ZÉ MARIA

Quando se fala em culinária de Fernando de Noronha, já se remete a atração já turística, o Festival Gastronômico do Zé Maria. Acontece toda quarta-feira e sábado a partir das 20:30h, recomendamos que faça a reserva antecipada, é bem concorrido,  são 150 pessoas por noite, mesmo em baixa temporada. Aproveite para chegar um pouco mais cedo, e conhecer as dependências, a horta em que são plantadas as saladas para o restaurante, a piscina e o redário, observar o céu estrelado longe da cidade.

Enquanto espera o buffet é servido caldo de peixe.  A decoração do restaurante inspirada na cultura nordestina, com seus móveis rústicos e coloridos, combinando com o clima praiano. Além das paredes enfeitadas com a coleção de Pratos de Boa Lembrança e prêmios.  E esse prestígio tem grande porcentagem pela apresentação dos pratos, feita pelo proprietário Zé Maria, há quinze anos.  Com descontração ele explica todos os pratos do farto banquete, com variedade de pratos de fruto do mar, pratos exóticos, nordestinos e japonês.

Com mais de 40 opções de pratos, destacamos a Paella Insular, arroz de jaca, sushi , carne de sol com queijo coalho, strogonoff de peixe, barracuda na folha de bananeira, ostra ao vinho branco, siri mole ao leite de coco e camarão ao molho de jerimum. O valor do Festival é de R$152,88 por pessoa (Junho/2016). Vale a pena o valor? Eu digo que sim, pelo menos uma vez na vida ter essa experiência, já que não sabe quando vai voltar para Noronha e ter sua própria opinião.

Durante todo o festival, a trilha sonora é ao vivo. Aliás, o convite é feito aos clientes para participarem. Além de idealizar o festival, o Zé Maria, supervisiona a cozinha, coordena a cantoria e ainda pesca os frutos do mar servidos.
Quando você pensa que não consegue comer mais, são servidas as sobremesas que segue apresentação do formato anterior, tortas, mousse de pitanga, cheesecake, pudins, saladas de frutas. Mas o mais inesquecível foi o sorvete de graviola!

A mesa é dividida com outras pessoas, com intuito de conversarem. Há também a opção de a lá carte, para quem não conseguir reservar ou quiser algo mais romântico para casal. Eles ficam abertos para almoço e jantar.

Outro ponto importante, é o wifi liberado por 30 minutos, com melhor qualidade de sinal da ilha.

Pousada Zé Maria
Rua Nice Cordeiro, Floresta Velha
Telefone (81)3619-1258
restaurantezemaria@pousadazemaria.com.br

O PICO

A fachada não chama muito atenção avistada da BR-363, porém O Pico surpreende, é aquele secret point da galera. Um espaço multicultural, que combina bem com a música do Titãs ” a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. Foi tão boa a experiência, que voltamos três vezes. É aquele lugar para ir entre um mergulho e uma trilha comer um lanche, tomar um café, ou fazer uma janta.

São servidos risotos, peixes, sanduíches, carnes, tapas, salgados, saladas e sobremesas. Na primeira vez, estávamos com pouca fome, experimentamos despretensiosamente as bruschettas e estavam incríveis, eram de gorgonzola com cebola caramelizada, mussarela e queijo brie com damasco.

Para sobremesa rabanada com doce de leite uruguaio com sorvete, pense em uma sobremesa inesquecível? Voltamos três vezes para comer essa sobremesa!  Consegue reproduzir a receita no youtube, podem ver aqui. Em uma das voltas, comi o melhor ceviche da vida por lá.

O espaço descolado, mistura o artesanato original pernambucano, obras de xilogravura J. Borges, fotos dos fotógrafo francês Patrick Muller, com galeria de arte, boutique roupas e deliciosos pratos.Você também pode encontrar peças da Farm, Zerezes, Seal e as camisas com nomes das praias da Santa Costa. Há sempre eventos como sessões de cinema, apresentações de MPB e desfiles.

O Pico

Rua Nice Cordeiro, S/N, Bairro da Floresta Nova (ao lado da escola)
Telefone (81) 3619-1377
Funcionamento: de quarta a segunda-feira, 12h às 01h

VARANDA
Após uma longa trilha, fomos conhecer o Varanda.  Dias antes, uma turista nos disse que não poderíamos sair da ilha sem comer o camarão ao creme de abóbora deles. Em uma rua um pouco escondida no Vila do Trinta, mas o corredor com painel colorido te chama para a varanda. Nesse painel são expostos os pratos da  Boa Lembrança.

O cardápio com pratos nordestinos com pegada contemporânea, tem como prato principal o Gratinado de Frutos do Mar ( camarão, peixe, polvo, lula e mexilhões, envolvidos em arroz e creme de queijo maçaricados com queijo coalho). Mas seguimos a dica que haviam nos dado, o Camarão ao creme de abóbora. A moça havia falado que não gostava de abóbora e tinha amado, pedimos o prato que acompanha arroz de cheiro e farofa crocante.

Pedimos meia porção dos dois pratos, para podermos provarmos, fartamente servido para dois. Estava muito bom mesmo, suave, mas ao mesmo tempo bem temperado, na medida certa.

De sobremesa tentamos a torta de jaca, mas infelizmente estava em falta. Pedimos o Salame de chocolate com castanha brasileira, com calda de cupuaçu e geléia de cachaça, achei um pouco forte o sabor.

Fomos a noite, mas vale a pena uma visita durante o dia, para aproveitar a vista da varanda para a Praia da Conceição.

Ouvi falar que o Chef Auricelio Romão, quando solicitado pelo cliente, envia por e-mail a receita do prato degustado, ainda não tentei.

Restaurante Varanda
Rua Major Costa,130, Vila do Trinta
Funcionamento: diariamente, das 12h30 às 23h30
Fone: (81) 3619.1546
Aceita cartão de crédito

CACIMBA BISTRÔ

Assim como o Varanda, o Chef Auricelio Romão também comanda o Cacimba Bistrô, que fica na rua principal da Vila dos Remédios. Com fachada simples, o charme está quando entra, instalado em uma casa tombada com decoração sofisticada e colorida, o cardápio leva nomes de famosos.

Como cortesia da casa, ofereceram um caldinho com torradinha de queijo coalho. Havia visto o chefe no Progama Estrelas, na Angélica, fazendo o prato “Polvo ao molho de coco fresco puxando com dendê” e quis provar!

Servido com purê de batata doce com castanha de caju e uma porção de arroz, não dava mais vontade de parar de comer de tão bom!

Mas o é prato bem forte, o polvo estava no ponto perfeito, mas é carregado.

Cacimba Bistrô
Praça Pres. Eurico Dutra, 9 (V. dos Remédios)
Fone: (81) 3619.1200
Funcionamento: 12h às 15h e das 18h30 às 23h30
Aceita cartão de crédito

MUSEU DOS TUBARÕES

No museu, que fica próximo ao porto, há um restaurante em que se pode provar bolinhos de tubalhau (carne de tubarão com mandioca). São servidos também outros pratos com frutos do mar, mas o principal é o tubarão.

Porém, ao estar lá, descobrimos que no Brasil inteiro encontramos tubarão nas peixarias, com o nome cação! Como o tubarão é visto com preconceito, muitas vezes já comemos carne deles sem saber.

Pedimos também uma coxinha de carne seca, estava deliciosa!

O museu expõe fotos, painéis ilustrativos com curiosidades, arcadas dentárias e espinhas  dorsais de várias espécies de tubarões – a maioria encontrada nos arredores da ilha. Em frente há esculturas ao ar livre para tirar fotos e uma loja com bastante suvenires.

Museu dos Tubarões
Rua São Miguel, 349 (Vila dos Remédios)
Fone: (81) 3619.1365
Funcionamento: 10:00 às 19:00h

TRICOLOR

Um restaurante rústico nas margens da rodovia, entre a Floresta Velha e o Boldró, com uma grande faixa dizendo ter a melhor moqueca da ilha. O nome do restaurante vem da paixão do proprietário pelo Time Bahia, que é tricolor.

Pedimos de entrada receitas baianas, Abará (acompanha vatapá) R$40 e como prato principal Moqueca de Frutos do Mar R$130. Sinceramente, foi bem fraquinho, a impressão foi de que haviam acabado de descongelar a comida no microondas.

Restaurante Tricolor
Rua do Sol, 145 (Vila dos Remédios)