Praias selvagens e montanhas verdinhas – GUARDA DO EMBAÚ /SC

Há 50 km de Florianópolis, descoberta pelos mochileiros na década de 1970/1980, a Guarda – como é mais conhecida, desde então atrai surfistas e amantes da natureza. Para quem não conhece, a praia está dentro da maior área de conservação do estado, o Parque Estadual do Tabuleiro, criado em 1975, conseguindo manter a natureza verdinha que procuramos. O contato do Rio da Madre percorrendo quase paralelo a praia até desembocar abaixo da Pedra do Urubu faz uma paisagem incrível, com praias selvagens, montanhas verdes, os barquinhos coloridos e o centrinho a um quarteirão da água.

Com o sucesso do morador e modelo nacional Paulo Zulu na década de 1990, chamou a atenção neste paraíso hippie, trazendo consigo grande publico. O turismo desenfreado a partir dessa época tirou o espírito da natureza, para dar lugar a som alto e muvuca. Porém, atualmente essa realidade tem mudado, voltando ao clima antigo, modernizado com bons restaurantes e pousadas, barzinhos rústicos, dezenas de ruas de areia e uma galera receptiva.

Para chegar ao enorme banco de areia que é à praia da Guarda, é necessário atravessar o rio, se a maré estiver baixa da para atravessar a pé ou  independente da maré, você pode ser levado por um dos barqueiros que estão sempre esperando os turistas e moradores, cobrando 3 reais pela travessia. São quase 100 metros, sendo que quase todo o trecho com água entre altura dos joelhos e da coxa, porém há trechos em que pode chegar à água no pescoço ou, podem nem dar pé.

Com mar aberto, surfistas de todo o Brasil e do mundo buscam as ondas o ano inteiro, porém podem rolar umas esquerdas de até 3 a 3,5 metros na séries. Entre os meses de Abril à Julho tem as melhores ondas, porém é o período de pesca da tainha e o surf é proibido.

Por mais que seja uma praia para surfistas, ter o rio junto possibilita que as crianças possam brincar sem preocupação, além de permitir esportes como Stand Up e Caiaque.

Para ver todas as belezas naturais da Guarda, é necessário percorrer as trilhas ecológicas como a Pedra do Urubu, Costão da Guarda, a deserta Prainha, o Vale da Utopia e a Praia do Maço.

Os restaurantes da guarda que mais gostamos são para peixe o Big Bamboo, os crepes do Seacoquille, comida mexicana no Los Frick!


DICAS:

– Tentar evitar os períodos de Réveillon e Carnaval, pois fica intransitável, já que o centrinho é pequeno. Há não ser que você goste de agito.

– Se está pensando em aproveitar pelo menos dois dias, hospede-se no centrinho da praia ou na Pinheira, pois são 36 km da praia da Guarda do Embaú até o centro do município Palhoça.

– À noite na guarda é tranquila, com barzinhos e baladinhas, não tão agitado, pois a galera está mais para acordar cedo, surfar e aproveitar toda natureza do lugar.

Barcos que fazem a travessia atá a praia.

 

Centrinho da Guarda.


2 respostas para “Praias selvagens e montanhas verdinhas – GUARDA DO EMBAÚ /SC”

  1. Isabela Belli disse:

    Recomendo também a pousada Amadeus.
    A melhor época (no meu ponto de vista) é no inverno, dá para aproveitar mais.

    bjs

    • Sabrina da Rosa disse:

      Ai que ótimo, geralmente fico na casa da minha mãe que é próximo, só fiquei no camping na beira do rio por lá, bom ter referência =)

Deixe seu Comentário