Trilhas para iniciantes: 7 dicas essenciais

É fácil encontrar notícias de pessoas que se perderam em algumas trilhas aqui da região consideradas fáceis, e mais recentemente, tenho encontrado notícias de trilhas que estão sendo interditadas por estarem sendo degradadas. O turismo pode ser uma forma de contribuir para conservação de locais turísticos quando explorado de maneira sustentável, e se você procura explorar locais incríveis e quer gerar o mínimo impacto, confira as dicas.

Pesquise

Antes de tudo, pesquise quanto tempo de trilha você irá fazer, e tente encontrar informações de dificuldade, e inclinação que terá. Vários blogs descrevem, e indico usar o app Wikiloc, em que você baixará a trilha no seu celular e saberá exatamente o nível de dificuldade.

Saiba se seu condicionamento físico e experiência são suficientes, se não vai extrapolar seus limites e provocar acidentes. Confira a previsão do tempo e calcule o tempo de ir e volta, tente fazer a primeira vez a trilha durante o dia.

Não deixe rastros

Parece óbvio, mas precisa ser repetido. Tente levar o mínimo de embalagens e leve um saco em que poderá colocar todo o lixo que você produzir. E deixe tudo como entrou, sem pintar ou rasurar rochas, cavernas ou árvores.

Evite Fazer muito Barulho

Não seja o vizinho chato, que coloca som alto. Você que está adentrando no espaço estranho, com som alto vai afugentar os animais do local, perdendo a oportunidade de observar. Caixas de som, podem assustar os animais e até provocar ataque se sentirem que estão sob algum tipo de ameaça.

Avise Alguém

Sempre avise pelo menos uma pessoa de confiança que você está indo fazer uma trilha, o local e o provável horário de retorno. Lembre-se do filme 127 horas, que um trilheiro experiente passa apuros por não ter avisado alguém que faria a trilha. Essencial levar um celular com bateria. Caso se perca, acione o corro pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) e tente ficar onde está, para evitar desgaste físico e se afastar ainda mais do início do percurso.

O que levar

Leve sempre com você: lanterna, agasalho, canivete, alimento e água, mesmo para atividades com poucas horas de duração, para qualquer eventualidade.

Não saia da trilha

Pode parecer besteira, mas caminhar fora da trilha pode colocar outras pessoas em risco e também a própria biodiversidade da região – você pisará em plantas e animais tão pequenos, que nem perceberá. Essa trilhas secundárias irão desmatar mais o espaço e confundir outros trilheiros.

Tenha muito cuidado ao acender uma fogueira

Saiba primeiro se é permitido no local. Para ter noção do impacto que elas podem trazer, em 2011, um turista que estava no Parque Nacional de Torres del Paine, na Patagônia Chilena, queimou papel higiênico e o fogo se espalhou por 13 mil hectares da floresta, até hoje não se recompôs. Na hora de cozinhar, a opção mais ecológica é usar um fogareiro.

Você já segue o Rota Terrestre no Instagram, a fanpage no Facebook e o canal no Youtube?


Deixe seu Comentário