Museu Engenho do Sertão, em Bombinhas

Em dias nublados em Bombinhas ou com vontade de começar um dia de praia de forma diferente, a sugestão é ir no Museu Comunitário Engenho do Sertão. Uma oportunidade de vivenciar o “turismo de experiência”, tendo uma imersão na cultura local. Quando fomos, estava chovendo e fomos recepcionados pelo calor e cheirinho de comida sendo feita no fogão a lenha, inesquecível. O ideal é combinar antecipadamente a visita, para experimentar o café da manhã delicioso preparado com receitas típicas. Aceitam grupos de 6 a 10 pessoas.

Os ingredientes principais são aipim, farinha de mandioca, polvilho, banana e café. Já que na época os imigrantes açorianos não conseguiram plantar trigo na região, as receitas precisaram ser adaptadas. Experimentamos broa de polvilho, bolo de fubá, orelha de gato, rosca de povilho, beijú, pão caseiro, bolinho de chuva, chimia de ovo caipira, patê de sardinha, melado, banana frita, nata e manteiga. Há ainda a bebida típica do município, o licor consertado, que é um café feito de um dia pro outro, “consertado” com cachaça, cravo, canela e gengibre.

Após o café, foi apresentado documentários sobre a cultura local em um telão, a delicadeza do Linha Invisível foi impressionante (16min). Foram feitos vários trabalhos culturais envolvendo o engenho, desde o outro documentário que retrata muito bem a imagem de inverno das praias da região, com a pesca da tainha, e outros documentos organizados como Pontos de Memória. Há também alguns bonecos que remete a festa do Boi Mamão – expressão folclórica açoriana para celebrar a ressurreição do boi.

O museu deve ser obrigatório em qualquer roteiro cultural em Bombinhas. Como um acervo histórico em movimento, uma casa aberta, o museu comunitário, assim como ecomuseu, faz parte do pensamento da nova museologia, em que se pensa na participação da comunidade. Durante a semana o espaço recebe as escolas da região, explicando sobre a cultura, e fornecendo oficinas, artesanato e vivências como a tarde do beiju, uma vez por semana.

O espaço é aberto à visitação publica, era um antigo engenho, pode se ver ainda da estrutura a prensa, o paiol e o rodete. equipamentos utilizados para produção do café e alguns objetos do cotidianos das famílias da região.

A História do Engenho do Sertão

O projeto do museu surgiu há 20 anos atrás, quando os turistas perguntavam nas pousadas sobre a história do local e os próprios moradores não tinham formado ainda uma concepção sobre os saberes e fazeres do lugar. Então foi criado o Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura, em 1998, uma associação sem fins lucrativos que busca preservar a culinária, arquitetura, literatura, crenças, músicas, danças e artesanato.

Como Chegar?

Vindo de Bombas para Zimbros, pela Avenida Falcão, haverá placa de sinalização indicando para entrar a direita, na Rua Abacate.

Onde se Hospedar?

Na propriedade há duas cabanas para duas pessoas, que estão sendo reservadas pelo Airbnb, podendo ter a experiência de tomar um café da manhã no campo e em 10 minutos estar na Praia de Zimbros. Só conheci pelas fotos, achei o preço MUITO BOM, parece bem charmoso, fiquei com muita vontade de ficar por lá um final de semana!

(Foto do Chalé do Museu do Engenho do Sertão no Airbnb)

Museu Comunitário Engenho do Sertão

Horário de funcionamento: O café do Engenho durante o inverno das 15h30 as 17h30 – Nas temporadas de verão das 18:00 as 20:00, e devem ser agendadas previamente. Visitas guiadas das 16 às 20h.
Nas terças-feiras há feira com produtos naturais, artesanato entre outros produtos feitos pela comunidade, das 8:30h às 12h.
E-mail: contato@engenhodosertao.com.br
Site: http://www.engenhodosertao.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/engenho452/
Telefone: (47) 3393 3099 ou (47)99923.0835 whatts
Endereço: Rua Abacate, 452, Sertãozinho, Bombinhas/SC

 


Deixe seu Comentário