Trilha em Camboriú: Pico da Pedra

A região de Balneário Camboriú, não se resume apenas a praias e baladas. A mata atlântica na cidade vizinha Camboriú, atrai as visitas principalmente para o Pico da Pedra e a Cachoeira dos Macacos.

Ao subir o Pico da Pedra, pode se ter uma visão privilegiada do litoral catarinense. Também conhecido como Pedra da Gurita ou Bico da Pedra, está situado no Morro da Congonha em Camboriú, com altitude de 680 metros.  É um ponto de observação tão amplo, que foi estratégico durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi utilizado pelo Exército Brasileiro. Em tempo aberto, como aconteceu conosco, é possível avistar até Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, São Francisco do Sul, ilha do Arvoredo entre outras.

Muitas pessoas querem subir, mas não sabem o início da trilha ou ficam com medo de se perder. Há várias trilhas para subir o Pico da Pedra, mas a que mais recomendamos é por Congonhas, conforme mapa abaixo. Tendo acesso por Itapema ou Camboriú (18km do centro) até o ponto de subida, há nessa área de parada um espaço para estacionar bem seguro, com o sítio  Brilho Verde, com banheiro e lugar para tomar café.

Após estacionar o carro, passamos por uma larga estrada de terra, e seguimos ao lado da pedreira de extração de mármore da Empresa Guarneri, passamos por um portão para pedestres, há algumas placas indicando a trilha.

A trilha pode ser feita de forma independente, pois há muitas pessoas na trilha diariamente, a que torna bem segura. Íngreme em alguns pontos, mas podendo ser feita por quem não está acostumado, levamos uma hora para a subida.

O município de Camboriú, após algumas degradações ambientais pelas extrações de pedras, ainda conseguiu manter uma exuberante vegetação, com predominância de Mata Atlântica. O caminho é bem bonito, com sorte pode se observar alguns pássaros como Tucanos e Saíra-sete-cores.

Quando chegamos ao cume à vista foi deslumbrante, valeu a pena todo o esforço! Após 30 minutos de descanso, em um lindo dia de céu azul, aproveitamos que conseguimos avistar Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Bombinhas e Tijucas. Para quem tiver força no braço, há uma corrente para subir no topo da pedra.

A descida sempre mais leve e rápida teve recompensa com a parada para um café no sítio Brilho Verde que estacionamos o carro em frente, todos os dias tem café no bule sobre o fogão à lenha.  Mas quem quiser tomar um café colonial completo preparado pela querida dona Sizinha, precisa ligar para reservar uns dois dias antes (47) 9918-2226.

Recomendamos que escolham um dia não chuvoso e durante o dia, pois é perigoso se atrasar na primeira vez e descer no escuro, há áreas que podem estar escorregadias.


O que levar:

  • Mínimo de 500 ml de água por pessoa.
  • Repelente
  • Tênis para trilha
  • Protetor solar
  • Câmera Fotográfica

Você já segue o Rota Terrestre no Instagram, a fanpage no Facebook e o canal no Youtube?


7 respostas para “Trilha em Camboriú: Pico da Pedra”

  1. Eunice disse:

    Olá, subi hoje, pude apreciar a vista maravilhosa. É bem cansativa a trilha, mas possível, basta cada um respeitar seu ritmo. Vc sabe me informar a altura daquela pedra enorme q tem a corrente p escalar? Obrigada

  2. Taciane disse:

    Olá, é cobrado estacionamento? Sabes me dizer se o sítio Brilho Verde aceita cartão de crédito?

  3. É possível levar cão de porte grande?

    • Sabrina da Rosa disse:

      Olá Elisa, é possível, mas eu acho perigoso para o seu cão escorregar lá no alto, ou acabar fugindo ao ouvir o som de algum animal.

  4. johnatan leidentz disse:

    A melhor montanha do vale, indispensável para trilheiros.

Deixe seu Comentário