Trilha da Gurita na Lagoa do Peri, Florianópolis

Menos popular que a Lagoa da Conceição, a Lagoa do Peri tem um clima único, é a segunda maior lagoa da ilha, com água limpa e muitas árvores. Localizada no sul da ilha, há 22 km do centro de Floripa, conservada pelo Parque Municipal da Lagoa do Peri– maior Unidade de Conservação de Florianópolis. Há passeios com stand-up paddle, pedalinho e caiaques, por questão de segurança dos banhistas é proibido o uso de embarcações a motor.

Há quatro Roteiros Ecológicos no Parque Municipal da Lagoa do Peri:

1. Trilha da Restinga :2,3 km, 2 horas de duração, dificuldade fácil, recomendada para grupos escolares conhecerem a fauna e flora da lagoa.
2. Caminho do Saquinho: 2,2km, 2 horas de duração, dificuldade mediana,
3. Caminho da Gurita: 4km, 2 horas de duração, dificuldade mediana, com a vista mais bela da lagoa e cachoeiras para presentear o fim da caminhada.
4. Caminho da Gurita – Sertão do Ribeirão, são mais 20 minutos de caminhada depois de alcançar a cachoeira da gurita.

O Caminho da Gurita é usado desde o século XIX, o traçado foi feito por escravos no período das armações baleeiras, com trechos com blocos irregulares de pedras. Havia grandes engenhos de farinha e açúcar, restando apenas algumas ruínas das construções no caminho. Há trechos em que pode se ver a regeneração da vegetação nas áreas em que tinha os engenhos e áreas com mata preservada da Floresta Atlântica.

Podem ser avistados alguns animais no caminho, já que não há muito movimento na trilha, nós vimos saguis e encontramos pessoas que encontraram porco do mato.

Perto da cachoeira há um trajeto com grandes pedras que exige uma mobilidade maior, em dias de chuva pode ser perigoso escorregar.

Como chegar?

Na Rua Euclides João Alves, há 1,5km após a entrada do Parque Municipal da Lagoa do Peri, conforme mapa abaixo. Há estacionamento ao longo da via, ou se preferir, pode estacionar no Parque e seguir o caminho da restinga, margeando a lagoa até o início do Caminho da Gurita.

Se vier de ônibus, há as opções Costa de dentro (563), Pântano do Sul (564), Costa de Cima (562) e Armação (560). Parar em frente ao “Edsom Bar”, um ponto antes do supermercado Hiperbom.

Sinalização

O caminho é bem sinalizado, fica fácil fazer o percurso, há alguns troncos de madeira pintados em amarelo também.

Logo no começo da trilha há uma bifurcação, pegue o caminho para a esquerda, na segunda bifurcação pegue o caminho da direita, na terceira bifurcação siga pela esquerda.


O que levar:

  • Mínimo de 500 ml de água por pessoa.
  • Tênis ou bota de trilha, há várias áreas com troncos e pedras
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Celular / Câmera Fotográfica
  • Saco para lixo

SalvarSalvar


Deixe seu Comentário