JOSÉ BOITEUX : CACHOEIRA DO RIO LAEISZ

Dentro do cânion, após uma trilha arriscada, atrás de algumas pedras você vai se surpreender com os 30 metros de queda da cachoeira do Rio Laeisz. Ela está localizada no pequeno município José Boiteux, com paisagem rural e seus 4.720 habitantes, que possui outras cachoeiras como a Wiegand, o nome da Cachoeira do Rio Laeisz remete a história da cidade, quando ainda era uma colônia alemã, em 1897, e teve o rio nomeado Laiesz em homenagem ao conselheiro da colônia, Carl Ferdinand Laeisz, Presidente da Câmara de Comércio de Hamburgo.

É importante destacar que essa trilha tem trechos rudimentares, em que será necessário segurar em raízes e escadas suspensas, não sendo recomendada ser feita com crianças, idosos e por quem tem medo de altura.

Essa trilha tem 80 metros de elevação, porém há trechos bastante íngremes. Com extensão de 2,28km deve ser feita com calma, acabamos fazendo ela em duas horas, por não ser bem definido o caminho- precisando atravessa o rio em alguns momentos e ter trechos perigosos. Recomendo fazer a trilha pelo menos em 3 pessoas.

COMO CHEGAR?

Na estrada geral de José Boiteux, ao encontrar a placa do Sitio São Nicolau, você irá entrar na rua oposta, e seguirá até uma placa em papelão bem discreta. Ou baixe no Google Maps antecipadamente o mapa abaixo (já que não funciona 3G no lugar).

Tracklog

É recomendado ir com alguém que conheça a trilha ou com o mapa baixado (já que não funciona 3G no lugar), a trilha não é bem marcada e em alguns momentos é necessário atravessar o rio. Mapa criado no meu percurso na trilha em 2020, Cachoeira do Rio Laiesz  gravei no aplicativo Wikiloc, que você poderá carregar offline.

Cachoeira do Rio Laeizs
Endereço: Há pouquíssima sinalização, seguir mapa acima
Estrutura: Apenas as escadas da trilha.
Trilha: 2,28 km ida/volta, dificuldade média em terreno inclinado.
Valor: Sem cobrança de entrada.

O que levar:

•     Mínimo de 500 ml de água por pessoa.
•     Repelente de insetos
•     Ideal fazer com tênis, há pedras soltas no caminho.
•     Lanche
•     Roupa de Banho
•     Protetor solar
•     Celular / Câmera Fotográfica
•     Saco para lixo
•     Mochila para trilha

Reservando por meio dos links deste post, o blog Rota Terrestre recebe uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. ♥  Uma maneira singela a ajudar o blog a viajar mais e trazer mais informações para você.

Você já segue o Rota Terrestre no Instagram, a fanpage no Facebook e o canal no Youtube?


Deixe seu Comentário