Copacabana Boliviana

Fronteira entre Peru e Bolívia  | Puno para Copacabana

Nosso primeiro destino boliviano após cruzar a fronteira do Peru por via terrestre, é o principal destino turístico às margens do Titicaca. Viemos de Puno (145km) para a pequena cidade Copacabana, demorando cerca de 3h30, devido às formalidades da fronteira. Aliás, a travessia da fronteira foi muito tranquila, apresentamos nossos documentos e não tivemos problemas. Lembro que norte americanos precisaram pagar um valor alto em dólares para poder entrar na Bolívia.

O que fazer em Copacabana

Quando nós, brasileiros, ouvimos falar sobre Copacabana, inevitavelmente nos lembramos do famoso bairro carioca. Tão longe, na orla do lago Titicaca, poucos sabem que essa Copacabana boliviana é a original, em homenagem à Virgem de Copacabana. Foram tanto milagres atribuídos, que ela foi declarada patrona de toda a Bolívia, o que levou a construírem em 1619, a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, em sua homenagem, atraindo milhares de peregrinos, como se fosse uma “Aparecida do Norte boliviana”.  Uma das atrações da basílica, é a estátua da Virgem de Copacabana esculpida pelo artista mestiço Francisco Tito Yupanqui, em 1580.

Quando comerciantes bolivianos, ao estarem no Rio de Janeiro instalaram uma imagem da santa de seu país em uma pequena capela em Sacopenapã, a região passou a ser conhecida como Copacabana.

Batismo dos carros

É muito curioso, ver os enfeites sobre os carros ao redor da basílica! É feito o batismo dos véiculos, de fuscas a caminhões, enfeitados com guirlandas, espuma e o que encontrarem de colorido, e assim abençoados pelo padre. As pessoas brindam com cerveja a benção, os pombos circulam atrás de comida, uma comemoração exótica. É importante considerar no seu planejamento, que aos sábados o fluxo para o batizado aumenta e no dia 5 de Agosto é adorada a padroeira da Bolívia.

“Praia”

Além de centro de peregrinação, o lago é a “praia de La Paz”. Há vários hotéis na orla do lago, com muitos pedalinhos e algumas mesas de pebolim. Não vá esperando encontrar uma praia parecida com o litoral brasileiro, é um pequeno centrinho com cerca de 20 mil habitantes, com pouca infraestrutura. O que foi recompensado com um maravilhoso por do sol.

 

Ilha do Sol e da Lua

Há várias agências na Avenida 6 de Agosto, podendo fazer excursões de meio dia nas ilhas, ou você pode fazer o passeio saindo de Puno.

Copacabana para La Paz

A distância entre as duas cidades é de 150 km, passamos o dia em Copacabana e ao entardecer fomos de ônibus para La Paz. Passamos nesse percurso por um lago em San Pedro de Tiquina, onde precisamos descer do ônibus durante a travessia. Foi nesse trajeto que vi a lua cheia mais linda em toda a minha vida, ela parecia estar muito maior do que o normal, ficando aquele momento para sempre eternizado na minha memória.


Deixe seu Comentário